Aproveite bem o site


Banho

A questão do banho é muitas vezes abordada pelos novos donos dos Porquinhos-da-índia.

Normalmente se os porquinhos não estiverem sujos não se deve dar banho. Eles fazem a sua higiene lambendo-se como os gatos e isso é o suficiente. Nos porquinhos de pêlo comprido e para que o pêlo na zona dos genitais não fique sujo, nomeadamente com urina, este deve ser cortado nessa zona.


Se em último caso for mesmo necessário dar banho não há problema do Porquinho ser lavado com água. Pode-se colocar o lavatório meio cheio com água morna e sempre segurando-o com a mão (nunca deve estar sem apoio na água) vai-se molhando o pêlo até ao pescoço (cuidado para ele não receber água nos olhos e orelhas). Pode-se também usar um shampoo com ph neutro e sem perfume (existe alguns desses para cães).

Não se deve esquecer de secá-lo muito bem e nunca deve ficar com o pêlo molhado após o banho. Deve-se secar o Porquinho primeiro com uma toalha e depois utilizar um secador para ele ficar com o pêlo bem sêco, sempre com cuidado do secador não estar no máximo e apenas apontá-lo para o pêlo e ter cuidado com o focinho e as zonas genitais para não o queimar.


Como dar banho

 

 

Como dar banho

Dar banho aos porquinhos é uma óptima arma contra parasitas e fungos, mas tem de ser efectuado com muito cuidado, já que os porquinhos são propensos a doenças respiratórias e podem adoecer se não forem bem secos e apanharem uma corrente de ar. Há quem prefira inclusive não dar banho aos porquinhos, a não ser que seja mesmo necessário, mas vários sites credíveis estrangeiros e especialistas em porquinhos-da-índia aconselham o banho com alguma regularidade, inclusive com produtos próprios para a prevenção de doenças de pele e fungos.
Para dar banho a um porquinho, utilize uma banheira de bebés ou o lava-loiça da cozinha ou casa-de-banho. Mantenha a temperatura da sala constante, sem correntes de ar, nem muito frio. Encha com um pouco de água morna (não quente) até cobrir as patas do porquinho e com as mãos vá molhando todo o seu corpo. Não utilize o chuveiro nem encha com água enquanto o porquinho está lá dentro, isso origina muito stress no porquinho que vai associar o banho a uma situação má. Vá falando com ele, fazendo festinhas para que o banho seja agradável para o seu animal. Utilize um shampô próprio para roedores ou shampô para gatinhos bebés (sem insecticidas ou produtos agressivos) e massaje bem todo o corpo, não esquecendo a barriga e o focinho, mas sem molhar ou deixar entrar shampô nos olhos, boca e ouvidos. Depois enrole-o numa toalha e seque-o bem, só o coloque novamente na gaiola quando estiver bem seco. Há pessoas que utilizam o secador, eu prefiro secar os meus com uma toalha e depois mantê-los deitados e enroscados numa toalha seca (dentro de um alguidar por exemplo) enquanto secam totalmente.
Para pentear o seu porquinho de pêlo comprido, utilize uma escova macia (como as de bebés) e não escove junto à pele, pois esta é muito sensível e chega a ganhar feridas com a fricção.
Não se esqueça de proteger os testículos dos machos, quer no banho, quer no pentear, quer quando corta o pêlo!!! Coloque os seus dedos à volta dos mesmos, sem apertar, para que não os atinja com a escova, tesoura, e para que não batam em algum lado.